Um pouco do romance inspirado em Paquetá - A Moreninha

O romance “A Moreninha”, foi escrito por Joaquim Manoel de Macedo. A história se passa na ilha de Paquetá, originando uma homenagem ao romancista - seu nome foi dado a uma das praias da ilha, a Praia da Moreninha .
.
A história de “A Moreninha” gira em torno de uma aposta feita por quatro estudantes de Medicina da cidade do Rio de Janeiro no fim da primeira metade do século XIX. Um deles, Augusto, é tido pelos amigos como namorador inconstante. Ele próprio garante aos colegas ser incapaz de amar uma mulher por mais de três dias. Um de seus amigos, Filipe, o convida juntamente com mais dois companheiros, Fabrício e Leopoldo, a passarem o fim de semana em uma ilha, na casa de sua avó, D. Ana. Ali também estarão duas primas e a irmã de Filipe, Carolina, mais conhecida como "Moreninha". Por causa da fama de namorador do colega, Filipe propõe-lhe um desafio: se a partir daquele final de semana Augusto se envolvesse sentimentalmente com alguma (e só uma!) mulher por no mínimo 15 dias, deveria escrever um romance no qual contaria a história de seu primeiro amor duradouro. Apesar de Augusto garantir que não correria tal risco, no final do livro ele já estava de casamento marcado com Carolina e o romance que deveria escrever já estava pronto. Nas linhas finais da obra, o próprio Augusto nos informa seu título: "A Moreninha".
.
O romance está focado na fidelidade a um amor de infância. A obra tem inestimável valor para o nosso tempo, pois resgata sentimentos como honra, fidelidade e amor, valores esses quase esquecidos na atualidade.
.

Nenhum comentário: